A Companhia Celg de Participações - CelgPar é uma sociedade de capital aberto, registrada na Comissão de Valores Mobiliários - CVM, sob o número 2139-3, cujos valores mobiliários são negociados na BM&F Bovespa S.A. - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros.

A CelgPar é detentora de todas as ações de emissão da subsidiária Celg Geração e Transmissão S.A. - Celg GT 

O controle acionário da CelgPar, concernente às sociedades Celg D e Celg GT, foi resultado direto do processo de desverticalização das atividades de geração e transmissão das de distribuição, determinado pela Lei nº 10.848, de 15.03.2004. Em janeiro de 2015, a Celg D teve seu controle acionário transferido para a Centrais Elétricas Brasileiras S A - Eletrobrás e foi incluida em maio de 2015, por solicitação do Ministerio das Minas e Energia -MME, no programa de desestatização - PND,  tendo sido desestatizada em novembro de 2016.

O principal acionista da CelgPar é o Governo do Estado de Goiás, que detém o controle de 99,7029% do seu capital votante. Abaixo, a participação de cada acionista.

ACIONISTA QUANTIDADE DE AÇÕES PARTICIPAÇÃO (%)
Goiás Governo do Estado 32.676.889 99,7029
Eletrobrás 22.967 0,0701
Outros 74.390 0,2270
TOTAL 32.774.246 100,0000


A Governança Corporativa empreendida na CelgPar visa atender ao cumprimento dos princípios de transparência, equidade, prestação de contas (accountability), obediência às leis (compliance) e ética, observadas as disposições constantes nos respectivos Estatuto Social e Políticas de Divulgação de Informação e Negociação de Valores Mobiliários.

A Governança implementada é caracterizada por meio do estabelecimento de atribuições bem definidas, e de interface para a troca de informações entre as partes, garantindo assim definição clara na formulação, aprovação e execução dos negócios de forma que os interesses de todos sejam considerados e tratados da maneira mais transparente possível, trazendo confiabilidade e agilidade ao processo.

 A reformulação societária, responsável pela criação da sociedade controladora, discussão para definir efetivamente o grau de adesão mais adequado, havendo a tendência de opção pelo Nível 1 das Práticas Diferenciadas de Governança Corporativa da Bovespa.

As informações relevantes e outras que possam ser consideradas importantes para demonstrar efetivamente o compromisso de transparência na comunicação das ações empresariais agregadoras de valor são disponibilizadas em publicações na imprensa e divulgadas simultaneamente à CVM, Bolsa de Valores e no site da CelgPar.

Sala de imprensa

Avenida C, Quadra A-36, Lote 1, nº 60, Sala 16, Jardim Goiás, CEP 74805-070 – Goiânia - Goiás

© 2016 CELGPar - Todos os direitos reservados