A CELGPAR


A Companhia Celg de Participações - CelgPar foi criada em dezembro de 2006, pelo Governo do Estado de Goiás, tendo como objeto social principal a participação em outras sociedades como acionista ou sócio-cotista, controlando desde o momento de sua instituição a então Companhia Energética de Goiás - Celg, que foi constituída, em 16.02.1956, com a denominação social inicial de Centrais Elétricas de Goiás S.A. - Celg.

A Celg, por sua vez, detinha o controle de uma subsidiária integral, a Celg Geração e Transmissão S.A. – Celg GT, que foi constituída a partir da segregação dos ativos de geração e transmissão de energia elétrica da Celg.

Em março de 2007 a Celg foi convertida em subsidiária integral da CelgPar e teve alterada sua denominação social, passando a ser chamada de Celg Distribuição S.A. – Celg D.

Em junho de 2007, ocorreu a redução do capital social da Celg D e conseqüente transferência do controle acionário da Celg GT para o domínio da CelgPar.

Essa seqüência de ações permitiu que a Celg pudesse se adequar às novas regras estabelecidas pelo Governo Federal, que ditava a obrigatoriedade de segregação da atividade de distribuição de energia elétrica das demais atividades exercidas pela empresa, que também englobavam, à época, a geração e transmissão de energia elétrica.

A CelgPar é uma Sociedade de Economia Mista e de capital autorizado cujos acionistas são o Estado de Goiás, que possui 99,70% do capital, além de outros pequenos acionistas, como a Eletrobrás, municípios e investidores privados.

No negócio de geração e transmissão de energia, a subsidiária Celg GT possui 3 pequenas hidroelétricas com capacidade instalada de 18,68 MW, 722,6 Km de linhas em 230 Kv ligadas ao Sistema Interligado Nacional – SIN e 11 subestações nesta mesma tensão. 

A CelgPar e sua subsidiária têm em seus quadros 178 empregados.

Sala de imprensa

Avenida C, Quadra A-36, Lote 1, nº 60, Sala 16, Jardim Goiás, CEP 74805-070 – Goiânia - Goiás

© 2016 CELGPar - Todos os direitos reservados