Acessibilidade


A acessibilidade desenvolvida no sítio da CELG PAR S.A tem como objetivo auxiliar usuários portadores de necessidades especiais, oferencendo recursos sistêmicos alternativos para facilitar o acesso à plataforma web. De acordo com determinações legais, a CELG PAR faz uso das melhores práticas de acessibilidade para facilitar o acesso ao conteúdo e serviços em seu portal.

Atendendo à lei, a CELG PAR tem a intenção de promover a inclusão tecnológica a qualquer cidadão, seus servidores e Jurisdicionados na medida em que oferece recursos de navegação que auxiliam as pessoas que possuem alguma dificuldade física entre os demais usuários. Dificuldades que atingem algum dos sentidos humanos, utilizados durante o acesso, como: o tato, a audição e a visão.

Indivíduos com deficiência visual, auditiva, cognitiva ou motora, com baixa capacidade de assimilação ou pouca habilidade tecnológica e os idosos devem ter acesso às informações com o mínimo de limitações possíveis.

Garantir que um maior número de usuários, em diferentes condições físicas ou cognitivas, possa navegar no sítio eletrônico da CELG PAR é uma premissa estabelecida pela Lei de Acessibilidade do Governo Federal (Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000).

Os recursos de aumento de fonte de texto e alteração dos esquemas de cores, disponíveis na barra de acessibilidade, do lado esquerdo da página, contribuem para acesso ao conteúdo por pessoas com disfunções visuais comuns ou raras, como a miopia e o daltonismo.

Do lado direito da página existe uma outra barra com funcões de acessibilidade específica para pessoas com dificuldade na leitura. Os botões possibilitam a leitura de tela ou a tradução dos textos da página para Libras – Língua Brasileira de Sinais.

Recursos alternativos de navegação, como o uso de teclas de atalho ao invés do mouse, simplificam o acesso de indivíduos com cegueira ou dificuldades locomotoras permanentes ou temporárias.

O uso de linguagem direta e de símbolos, imagens e itens de navegação padronizados pretende tornar o conteúdo publicado suficientemente intuitivo e livre de obstáculos ao acesso.

A disposição dos controles e funcionalidades da interface gráfica, tanto quanto seu aspecto geral, visam a atender às especificações internacionais de ergonomia e acessibilidade do World Wide Web Consortium (W3C), da organização Acessibilidade Brasil, bem como das demandas de adequação para sítios institucionais estabelecidas pela política federal de Governo Eletrônico (e-Gov).

Sobre o sítio da CELG PAR

O sítio da CELG PAR apresenta vários recursos para facilitar o acesso ao seu conteúdo para qualquer cidadão.

Atalhos/Funções específicas

O sítio da CELG PAR oferece atalhos específicoa para navegação nas suas páginas, como:

Teclas de atalho

Firefox Chrome Internet Explorer Ação
ALT+1 ALT+1 ALT+1 Redireciona o usuário para a página de acessibilidade
ALT+2 ALT+2 ALT+2 Redireciona o usuário para a página inicial
ALT+3 ALT+3 ALT+3 Aplica ou retira o alto contraste
ALT+4 ALT+4 ALT+4 Aumenta/Diminui o tamanho da fonte
ALT+5 ALT+5 ALT+5 Alterna entre cores normais e escala de cinza


Tamanho da Letra

A maioria dos navegadores atuais já possuem implementações próprias para ajustes de tamanho de letra e esta pode ser usada para esse portal. Para isso basta usar as seguintes combinações de teclas:

Aumentar a letra:
"ctrl +" no Windows ou "cmd +" no Mac OS
Diminuir a letra:
"ctrl -" no Windows ou "cmd -" no Mac OS
Tamanho original:
"ctrl 0(zero)" no Windows ou "cmd 0(zero)" no Mac OS

Alguns navegadores também aceitam mudança de tamanho usando a roda do mouse, enquanto se mantém a tecla "ctrl" ou "cmd" pressionada.

Menu para navegação por teclado

Ao pressionar a tecla "tab" para navegação do portal por teclado, abre-se um submenu que leva direto aos pontos principais da página. O menu se fecha sozinho se nenhuma opção for selecionada.

Letras e fundo com alto contraste

O estilo do portal foi criado de forma que todo o texto apresente um contraste mínimo de 4,5:1 em relação ao fundo, como recomendado pelo eMAG.

Suporte para libras

Usuários que preferirem o conteúdo do portal traduzido para libras, podem fazer uso do aplicativo Rybená, disponível gratuitamente no topo de cada página, incluíndo esta.

Leis e decretos sobre acessibilidade

Decreto nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004
Decreto nº 6.949 de 25 de agosto de 2009

Acessibilidade no Governo

Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Conade
Núcleo de Atuação Especial em Acessibilidade do Conselho Nacional do Ministério Público - NEACE
eMAG: Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico

Avenida C, Quadra A-36, Lote 1, nº 60, Jardim Goiás, CEP 74805-070 – Goiânia - Goiás

© 2020 CELG PAR - Todos os direitos reservados